biosegurança
Métodos de limpeza, desinfecção e esterilização dos materiais de estética
CAMPO GRANDE - MS
2012
Atualmente os cuidados com a estética tem abvrangido várias faixas sociais, com isso cresce a concorrência do mercado de beleza, o que normalmente beneficia a população quanto mais concorrência menores preços, porém o consumidor deve visar o comércio que visa também os métodos de limpeza, pois, o mercado cresce mais junto com ele vem as empresas que não visam esse importantíssimo detalhe, e colocam em risco a vida tanto da cliente quanto da profissional, devido a falta de esterelização.A limpeza é extremamente importante pois com ela reduzimos a quantidade de microorganismos no artigo a ser esterelizado/desinfetado.
No contexto desse cenário, os tratamentos estéticos tornam-se propícios a contaminações e consequentemente a complicações. Nesse mercado, disputado e variado, os investimentos têm direcionado especificamente para atrair o consumidor, porém está se negligenciando o principal: "tomar medidas preparatórias e estruturais para adequação e proteção contra os fatores de risco biológico”.
Fazer a limpeza dos artigos utilizados significa oferecer um trabalho de qualidade e livre de particular, suor, pelos, secreções cutâneas ou corpóreas, cabelos entre outros. Esse ambiente além de estar esterelizado garante a diminuição de poeira, insetos, resto de matérias no local, auxiliando a higienização também do local, isso é muito importante para qualquer esteticista que se importe com o bem estar de seus clientes.. A limpeza dos artigos e instrumentais são procedimentos onde são submetidos a agentes de limpeza e processos mecânicos de esterelicação eliminação de restos orgânicos, podendo ser manual ou mecânica através do uso de lavadoras ultra-sônicas.
Dois passos importantes são o enxague, que deve ser abundante em água corrente e sempre lembrando que a remoção inadequada do