Biorremediação do solo
bruno marcos rosa silva
BIORREMEDIAÇÃO DOS SOLOS
BIORREMEDIAÇÃO DOS SOLOS
Assis
2013
bruno marcos rosa silva
Trabalho de Gestão Ambiental apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Dependência e Adaptação.
SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
A revolução industrial trouxe um enorme aumento da poluição e da produção de resíduos. Na realidade, muitos dos problemas ambientais atuais são os resultados de mais de 200 anos de má gestão do lixo industrial, sendo os locais contaminados uma conseqüência freqüente do manuseio e eliminação inadequados de materiais perigosos. A Biorremediação é o processo pelo qual organismos vivos tais como, microrganismos, fungos, plantas, algas verdes ou suas enzimas são utilizadas para reduzir ou remover as contaminações no ambiente. Utilizando processos biodegradáveis para tratamento de resíduos este processo é capaz de regenerar o equilíbrio do ecossistema original. Especificamente, a biorremediação atua através da introdução de processos biológicos adicionais para a decomposição dos resíduos que favorecem e incrementam a velocidade do processo natural de degradação. A Biorremediação pode ser empregada para atacar contaminantes específicos no solo e águas subterrâneas, tais como a degradação de hidrocarbonetos do petróleo e compostos orgânicos clorados pelas bactérias. Um exemplo mais geral é a limpeza de derramamentos do óleo pela adição dos fertilizantes de nitrato ou de sulfato para facilitar a decomposição do óleo pelas bactérias presentes no meio. As técnicas utilizadas para descontaminação do solo através de biorremediação podem ser classificadas em:
* “in situ”: o solo é tratado no local; * “ex situ”: o solo contaminado é removido e levado para o local de tratamento. A remoção é necessária em