BIOQUÍMICA
OBJETIVOS:
- ESTUDAR ALGUMAS PROPRIEDADES FÍSICAS DA MOLÉCULA DE ÁGUA
- COMPROBAR A TENSÃO SUPERFICIAL DA ÁGUA E O EFEITO DOS DETERGENTES SOBRE A TENSÃO SUPERFICIAL
- VERIFICAR A PRESENÇA DAS PONTES DE HIDROGÊNIO NAS MOLÉCULAS DE ÁGUA.
- COMPROBAR A DENSIDADE DO GELO COM RELAÇÃO À ÁGUA LIQUIDA.
- COMPROBAR O EFEITO SALINO NA ÁGUA
FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Em um documento científico apresentado em 1804, o químico francês Joseph Louis Gay-Lussac e o naturalista alemão Alexander von Humboldt demonstraram que a água, nome comum aplicado ao estado líquido do composto H2O, consistia em dois volumes de hidrogênio e um de oxigênio, tal como se expressa na fórmula atual. Esta se encontra disponível na natureza em maior quantidade nas águas dos oceanos e mares (97,2%), na sequencia nas águas de geleiras e icebergs polares (2,15%) e um pequeno percentual disponível para consumo (0,63% aproximadamente 8,5 milhões km³).
A água possui efeitos biológicos essenciais e, portanto está presente em grande quantidade na composição do organismo. Ela pode ser de origem endógena, quando é proveniente de reações químicas que ocorrem no próprio organismo (Ex.: água liberada durante a síntese de proteínas, polissacarídeos, lipídios e ácidos nucléicos e, ainda, no final da respiração celular) ou exógena quando é proveniente da ingestão (Ex.: água contida nos alimentos ingeridos).
Além disso, possui funções biológicas importantes tais como: solvente universal (dissolvente da maioria das substâncias celulares. É o líquido em que estão dispersas as partículas do colóide celular), reagente (participa em reações de hidrólise de múltiplas biomoléculas), transporte (de substâncias dentro ou fora das células. É uma via de excreção, ou seja, arrasta para fora do corpo as substâncias nocivas produzidas pelo indivíduo, assim como as que estão em excesso) e termorregulação (importante fator de