Bioquímica
1) Caracterização de Carboidratos- Teste de Molish
Para a identificação e a caracterização de carboidratos foi realizado o teste de Molish, com a adição do reativo de Molish e ácido sulfúrico (H2SO4) nos tubos de ensaio contendo água destilada, glicose e caseína.A água destilada foi usada como “branco”, ou seja, como um comparativo para verificar as alterações ocorridas nos outros dois tubos de ensaio. Os resultados obtidos foram os seguintes, como mostra a figura:
A única substância na qual foi observada a formação de um anel de coloração lilás estável foi a glicose, evidenciando assim a presença de carboidratos em sua composição. A glicose é um monossacarídeo formado por seis átomos de carbono (hexose), e como todo monossacarídeo, é uma molécula rica em hidroxilas (OH-).
Por serem ricos em grupamentos hidroxilas (OH-), os monossacarídeos podem ser desidratados muito fácil na presença de ácidos fortes em alta concentração, o ácido utilizado para isso no experimento foi o ácido sulfúrico (H2SO4) .O ácido faz com que as ligações glicosídicas das moléculas de polissacarídeos sejam rompidas, desintegrando-os e formando monossacarídeos.
O monossacarídeo pode dar origem a dois produtos diferentes: furfural, quando o monossacarídeo for uma pentose; ou o hidroxximetilfurfural (HMF), quando se trata de uma hexose, como a glicose.
Ambos os produtos formados não possuem coloração, fazendo com que a ocorrência da reação não seja visível.Para que a reação possa ser visualizada, é adicionado o reativo de Molish ( alfa- naftol), já que o fenol reage com o s produtos formados, e dessa forma há surgimento de um anel de coloração lilás, que indica a presença de açúcar nas substâncias.
2)Diferenciação de Aldoses e Cetoses – Teste de Seliwanoff Adicionando-se o reagente de Seliwanoff nos 4 tubos de ensaio contendo água destilada, frutose, glicose e sacarose, foram encontrados esses resultados após aquecimento de 1 minuto, como