Bioquímica
2. A glicólise é uma via catabólica ou anabólica? Por quê?
3. Explique a lógica metabólica para o fato de as enzimas piruvato-quinase e fosfofrutoquinase-1 serem inibidas por altas concentrações de ATP.
4. Abaixo estão listadas doenças de metabolismo de carboidratos, que são causadas pela deficiência de determinadas enzimas. Procure no mapa metabólico as reações listadas para cada doença e escreva a reação explicitando as fórmulas estruturais de cada molécula. a. Reação
b. Reação
c. Reação
d. Reação fosfato
Galactosemia tipo I – deficiência da galactose-1-fosfato uridiltransferase. catalisada pela enzima: galactose-1-fosfato → glicose-1-fosfato.
Galactosemia tipo II – deficiência da galactocinase. catalisada pela enzima: galactose → galactose-1-fosfato
Frutosúria essencial – deficiência da frutoquinase catalisada pela enzima: frutose → frutose-1-fosfato
Intolerância à frutose – deficiência da frutose-1-fosfato aldolase catalisada pela enzima: frutose-1-fosfato → gliceraldeído + diidroxiacetona-
5. A gliconeogênese ocorre durante o exercício intenso, o que parece ilógico. Por que deveria um organismo sintetizar glicose e ao mesmo tempo utilizá-la para gerar energia?
6. Escreva as 3 reações irreversíveis da glicólise em níveis intracelulares, explicitando as fórmulas estruturais das moléculas.
7. Escreva as reações na gliconeogênese que constituem os desvios da glicólise, explicitando as fórmulas estruturais das moléculas.
8. Explique o gráfico abaixo. Inclua, em sua explicação, as implicações da regulação ilustrada pelo gráfico para a via glicolítica.
9. As concentrações de lactato no plasma sanguíneo antes, durante e depois de uma corrida de 400m estão mostradas no gráfico.
a) O que causa o rápido aumento na concentração de lactato?
b) O que causa o declínio da concentração de lactato após o término da corrida? Por que o declínio ocorre mais lentamente do que o