Bioquímica
1- Descreva como um processo exergônico pode promover um processo endergônico. Reações exergônicas liberam energia pelos processos de respiração celular e de catabolismo. Esta energia é convertida de ADP e fosfato inorgânico para ATP. Posteriormente, há a hidrólise da molécula de ATP para ADP e fosfato inorgânico, e através do transporte, movimento e anabolismo, a reação endergônica requer energia.
2- Qual a função metabólica das coenzimas reduzidas (NADH e FADH2)? As coenzimas reduzidas (NADH e FADH2) reduzem uma molécula de gás oxigênio a 2 moléculas de água, ao fim do ciclo do ácido cítrico, segundo a reação:
4H+ + 4e- + O2 → 2 H2O
Esta reação altamente exotérmica é realizada em diversas etapas, de forma a maximizar a conservação de energia liberada. São bombeados 6H+ por cada NADH oxidado e 4H+ por cada FADH2 oxidado.
3- Defina Metabolismo, Anabolismo e Catabolismo.
Metabolismo: do grego “metabole”, que significa “mudança, troca”, é o conjunto de transformações e reações químicas através das quais se realizam os processos de síntese e degradação (ou decomposição) das células.
Anabolismo: são reações químicas construtivas, ou seja, produzem nova matéria orgânica nos seres vivos. Por exemplo, a síntese de proteínas no tecido muscular a partir de aminoácidos.
Catabolismo: são as reações químicas destrutivas, ou seja, há uma quebra de substâncias. Exemplo: a quebra da molécula de glicose que é transformada em energia e água.
4- Qual o objetivo da respiração celular e quais as fontes de energia utilizadas?
O objetivo da respiração celular é converter energia contida em compostos orgânicos em ATP, para este fornecer energia para a célula. Fontes de energia: Carboidratos, lipídios e proteínas.
5- Explicar onde ocorre e quais são os três estágios da respiração celular.
Estágio 1: ACETIL-COA. A oxidação dos ácidos graxos, glicose e alguns aminoácidos. Ocorre no interior das mitocôndrias.
Estágio 2: CICLO DO ÁCIDO