bioquímica
Apresentaremos neste trabalho alguns materiais de laboratório que foram estudados. Veremos nomenclaturas, suas funções e a maneira como são usadas, para que possa nos auxiliar em futuros trabalhos em laboratório.
1. Desenvolvimento
Balão de Erlenmeyer: Seu formato permite agitar energicamente o líquido, e é utilizado na preparação de soluções e também na recolha de líquidos.
Copo de Becker: Recipiente utilizado na preparação de soluções e no aquecimento de líquidos.
Proveta: Recipiente graduado usado para medir volumes aproximados de líquidos. As provetas apresentam capacidades variáveis e podem ser de vidro ou de plástico.
Balão volumétrico: Utiliza-se para conter volumes precisos de líquidos. Por isso são utilizados na preparação de soluções de concentração rigorosa.
Balão de fundo plano: Usado no aquecimento de líquidos para realizar reações.
Pipeta volumétrica: É um tubo de vidro utilizado na medição de volume de líquidos, a volumétrica é utilizada na medição rigorosa de um determinado volume de liquido e geralmente possui uma secção media dilatada.
Pipeta graduada: É um tubo de vidro utilizado geralmente na medição menos rigorosa de volumes variáveis de líquidos até a capacidade máxima indicada.
Tubo de coagulante (tampa azul). Utilizado em coletas.
Graal: Recipiente de porcelana, utilizado para macerar sólidos.
Tubo de ensaio: Usa-se para realizar reações em pequena escala. Existe em diversos tamanhos e podem ser de vidro ou de plástico, sendo que o de vidro pode ser aquecido diretamente a chama.
Tubo de centrifuga: Este recipiente é mais resistente e utiliza-se para separar, por centrifugação, os sólidos de uma mistura e tem, normalmente uma capacidade reduzida.
Bico de Bunsen: É utilizado para aquecer, tendo as cores do fogo em: Azul, amarelo e vermelho.
Suporte Universal: Haste metálica vertical com uma base. Podem ser adaptadas, nozes garras, argolas, suporte de