Trabalho Psicologia
2. Discorra, de forma crítica e reflexiva, o contexto histórico e social que propiciou o surgimento e emergência do terceiro setor.
3. Aponte três aspectos negativos e três aspectos positivos do Terceiro Setor e faça uma discussão crítica sobre esse setor da sociedade.
4. Como os temas Políticas Sociais, Neoliberalismo e Terceiro Setor se articulam ou podem se articular em nossa contemporaneidade? Faça uma reflexão crítica sobre esta relação, tendo como base o texto de Carlos Montaño.
1- Terceiro Setor é o conjunto de entidades da sociedade civil com fins públicos e não lucrativos. O Terceiro Setor não é público nem privado, mas sim uma junção do setor estatal e do setor privado para uma finalidade maior, suprir as falhas do Estado e do setor privado no atendimento às necessidades da população, numa relação conjunta. A sua composição é lastreada por organizações sem fins lucrativos, criadas e mantidas pela participação voluntária, de natureza privada, não submetidas ao controle direto do Estado, dando continuidade às práticas tradicionais da caridade, da filantropia, trabalhando para realizar objetivos sociais ou públicos, proporcionando à sociedade a melhoria na qualidade de vida, atendimento médico, eventos culturais, campanhas educacionais, entre tantas outras atividades.
2- O assistencialismo sempre esteve associado aos programas do governo e o Estado tinha em seu poder o controle social. Mas, depois de um determinado tempo acabou percebendo que não poderia realizar tudo para todos e em todas as áreas de interesse. Dessa forma, houve o seu enfraquecimento e a perda dos modelos totalitários. A partir de então, a sociedade organizada assumiu algumas posições e começou a criar movimentos a favor de causas sociais importantes, entendendo que agora assumiam não só o papel de “clientes”, mas também de fornecedores, ou seja, também eram responsáveis pelas ações que os beneficiavam. No período entre o