Bioquíca - lipídios
4696 palavras
19 páginas
INTRODUÇÃOOs lipídios são substâncias orgânicas insolúveis em água, porém solúveis em solventes apolares. Estão presentes em todos os tecidos e apresentam grande importância em vários aspectos da vida. Atuam como hormônios ou precursores hormonais, combustível metabólico, componentes estruturais e funcionais das biomembranas, isolante que permite a condução nervosa e previne a perda de calor. Os lipídios principais no plasma humano são o colesterol, ésteres de colesterol, triglicerídios, fosfolipídios e os ácidos graxos não esterificados (NEFA).
LIPÍDIOS
Os lipídios são biomoléculas que exibem uma grande variedade estrutural. Moléculas como as gorduras e óleos, fosfolipídios, esteróides e carotenóides, que diferem grandemente tanto em suas estruturas como em suas funções são considerados lipídios. São compostos orgânicos heterogêneo pouco solúveis em água, Mas solúveis em solventes não-polares. Alguns lipídios estão combinados com outras classes de compostos, tais como proteínas ( lipoproteínas ) e carboidratos ( glicolipídios ). Os lipídios participam como componentes não-proteícos das membranas biológicas, percussores de membranas biológicas, percussores de compostos essenciais, agentes emulsificantes, isolantes, vitaminas ( A, D, E, K ), fonte e transporte de combustível metabólico, além de componentes de biossinalização intra e intercelular.
Os lipídios quando juntos com a proteína, formam a membrana viva da célula (membrana plasmática, membrana nuclear) e as paredes de muitos orgânulos celulares (reticulo endoplasmático, mitocôndrias, complexo de Golgi, etc.). Na forma livre, são fornecedores de energia e podem acumular - se para constituir reserva energética e funcionar como isolante térmico (no tecido adiposo).
Também contribuem essencialmente para as características sensoriais dos alimentos, como textura, aroma, cor e sabor atribuindo palatibilidade aos produtos. Por sua lenta digestão contribuem para a sensação de saciedade após a