Bioquimica
Introdução e motivação
Francisco Prosdocimi
James Watson (juntamente com Francis Crick) descobriu a estrutura da dupla hélice do DNA em 1953, quando tinha apenas 25 anos. Neste texto ele nos conta a fabulosa história de desenvolvimentos das idéias que fundamentaram boa parte da biologia molecular que hoje vemos nos livros-texto. A apresentação de um texto original de Watson, traduzido do livro “A passion for DNA: Genes, Genomes and Society” (Uma paixão por DNA: genes, genomas e sociedade) tem o objetivo de divulgar um texto original de um dos maiores cientistas hoje vivos e mostrar ao aluno quão simples podem ser as grandes descobertas científicas, quão conturbado é o contexto histórico-científico e quão humanas são as pessoas que as realizam. Além de tudo, uma abordagem histórica de qualquer tema nos permite entender melhor como foi acumulado o conhecimento com relação a uma área do conhecimento em especial; no caso, a biologia molecular. Este professor também está convicto de que saber como foi estruturado o conhecimento do passado até o presente ajudará o aluno a ter suas próprias idéias e saber como proceder do presente até o futuro, boa sorte!
Neste relato, percebemos como Watson esteve sempre antenado com relação ao que diferentes grupos de pesquisa faziam em áreas relativamente próximas das quais ele mesmo trabalhava e mostra como estar atualizado com a pesquisa científica é importante para fazer uma ciência boa, criativa e de ponta.
Leia o texto com bastante atenção; ele resume, engloba e sintetiza de forma excepcional toda a nossa disciplina. Uma boa compreensão deste texto irá certamente ajudar o aluno a acompanhar a disciplina. Se não entender algo, volte e releia até entender. Lembre-se ainda que a biologia molecular simplesmente revolucionou praticamente todas as áreas da biologia desde que realmente se estabeleceu como campo de pesquisa sólido, a partir da década de