Bioquimica
Bioquimica
Perfil Hepatico
O perfil hepático, também conhecido como testes de função hepática, é usado para detectar, avaliar e acompanhar doenças hepáticas ou lesões hepáticas. Geralmente é composto por sete testes realizados ao mesmo tempo com uma amostra de sangue: Alanina aminotransferase (ALT ou TGP) – Enzima encontrada principalmente no fígado. É o melhor teste para detectar hepatite. Fosfatase alcalina – Enzima relacionada com os ductos biliares. Com frequência, está aumentada quando há obstrução desses ductos. Aspartato aminotransferase (AST ou TGO) – Enzima encontrada no fígado e em alguns locais, particularmente no coração e outros músculos do organismo. Bilirrubinas total e direta – Há dois testes para bilirrubina frequentemente usados em conjunto (especialmente se o indivíduo apresenta icterícia): a bilirrubina total mede toda a bilirrubina no sangue; a bilirrubina direta mede a forma que é conjugada (combinada a outro composto) no fígado. Albumina – Mede a principal proteína sintetizada pelo fígado e revela se ele está ou não sintetizando uma quantidade normal dessa proteína. Proteínas totais – Mede, além da albumina, todas as demais proteínas do sangue, incluindo anticorpos produzidos para auxiliar no combate às infecções.
Perfil pancreatico
Geralmente, o teste de amilase sérica é utilizado para ajudar a fazer o diagnóstico de doenças no pâncreas, como pancreatite aguda, por exemplo, ou outros problemas que possam alterar o funcionamento deste órgão.
Referencia:
Menos de 60 anos de 25 a 125 por litro.
Mais de 60 anos de 24 a 151 por litro.
Amilase alta pode indicar :Pancreatitel,obistrução dos ductos pancreaticos,cancer no pancreas,caxumba e insuficiencia renal.
Lipase
A lipase é a enzima digestiva produzida principalmente pelas células acinares do pâncreas exócrino. Tem o papel fisiológico de hidrolisar as longas cadeias de triglicerídeos no intestino delgado