Bioquimica
1- Explique as principais etapas da digestão dos carboidratos (locais e enzimas envolvidas).
R: Os carboidratos digeridos são decompostos em moléculas menores por enzimas encontradas na saliva, no suco pancreático e no intestino delgado. O amido é digerido em duas etapas: sofrendo a ação da saliva e do suco pancreático. O amido é transformado em moléculas chamadas de maltose; em seguida, uma enzima encontrada no intestino delgado chamada maltase, degrada a maltose em moléculas de glicose. A glicose pode ser absorvida para a corrente sangüínea através da mucosa do intestino. Uma vez na corrente sangüínea, a glicose vai para o fígado onde é armazenada ou utilizada para promover energia para o funcionamento do corpo
2- Saber a importância da amilase salivar, amilase pancreática, dissacaridases, oligossacaridases.
R: * Amilase Salivar (Ptialina) = É produzida pelas glândulas salivares, em especial pela glândula parótida e digere parcialmente o amido (em ph neutro, ou levemente alcalino) e o converte em glicose * Amilase Pancratica= É a enzima amilolítica presente no suco pancreático, produzido no pâncreas e libertado na porçãoinicial do intestino delgado que transforma o amido em maltose. * Dissacaridases = * Oligossacaridases = Hidroliza as moleculas de maltose, alfa-dextrinas e maltotrioses em monossacarídios que não requerem hidrólise para absorção intestinal.
3- Entender como a glicose é absorvida pelas células intestinais e transportada para o sangue
R: Quando Injerimos hidratos de carbono eles passam do estômago para o intestino delgado, onde são decompostos em glicose. O corpo converte parte da glicose num químico chamado "“glicogénio”, que se armazena no fígado e nos músculos. A restante glicose irá viajar através da corrente sanguínea para fornecer combustível para células e órgãos do corpo.
4- Entender quais os destinos da glicose nas diferentes células.
R: pode ser armazenada (como polissacarídeo