BIOQUIMICA
ODONTOLOGIA 1ºP.B
AMANDA REGINA
ANA LAURA MAGALHÃES
ANA PAULA
GIOVANA
FILLIPE CARVALHO
GESSANE SOARES
HANNA VITÓRIA
AULA PRÁTICA DE BIOQUÍMICA: Desnaturação Proteíca
PATOS DE MINAS
2015
AULA PRÁTICA DE BIOQUÍMICA: Desnaturação Proteíca
Relatório técnico da aula prática de Bioquímica com o objetivo de esclarecer os fundamentos da desnaturação proteica do dia 9 de Abril de 2015.
Prof.º. Dr. Hugo Melo
PATOS DE MINAS
2015
1. INTRODUÇÃO
As proteínas foram descobertas no século XIX através de estudos realizados principalmente com sangue e ovos. Na época, um dos materiais orgânicos mais estudados eram as claras de ovo de aves, que são chamadas de albume. O fato da clara do ovo se solidificar quando exposta ao aquecimento deixava os cientistas muito intrigados, assim como também acontecia com outras substâncias encontradas no leite e no sangue. Essas substâncias foram chamadas de albuminóides por terem características muito parecidas com o albúmen.
As proteínas estão relacionadas com quase tudo que ocorre nas células. Para começo de conversa, o papel central das proteínas está no fato de a informação genética ser expressa em proteínas. Para cada proteína existe um gene que codifica uma sequência específica de aminoácidos.
As proteínas também são muito importantes como agentes estruturais das células, catalisadoras de funções biológicas, proteínas de armazenamento, motilidade, proteínas reguladoras e proteínas de defesa do organismo, como osanticorpos, o fibrinogênio e a trombina.
Em cada célula existem vários tipos de proteínas, cada uma cumprindo uma função específica. Para cada proteína existe um gene para codificá-la.
As proteínas estão entre as macromoléculas mais abundantes e versáteis.
O papel das proteínas, juntamente com os ácidos nucléicos está diretamente relacionado com o controle de todas as funções celulares.
As proteínas são estruturas compostas pela união de