Bioquimica
ENFERMAGEM
PREPARO DE SOLUÇÃO E PIPETAGEM
ARACAJU-SE
2015
UNIVERSIDADE TIRADENTES
ENFERMAGEM
JEFFERSON REIS
BIANCA
RELATÓRIO SOBRE PREPARO DE SOLUÇÃO E PIPETAGEM
Relatório apresentado à Universidade Tiradentes, relacionado á disciplina de Bioquímica, tem como finalidade receber avaliação. Tendo como orientadora a Prof.ª Alini Tinoco Fricks.
ARACAJU-SE
2015
ÍNDICE
INTRODUÇÃO 4
PREPARO DE SOLUÇÕES E PIPETAGEM 5
DEFINIÇÃO 5
OBJETIVO 5
METODOLOGIA 5
CONCLUSÃO 5
REFERÊNCIAS 5
Introdução:
Solução é toda mistura homogênea de duas ou mais substâncias, sendo impossível a separação de soluto e solvente por processos físicos. Estas soluções classificam-se pelo estado da matéria podendo ser sólidas, líquidas ou gasosas.
A quantidade de soluto (em massa ou moles) presente na solução, ou seja, a concentração da solução, se expressa em diferentes unidades. As mais utilizadas na Bioquímica são: mol/L; g/mL; ppm; %(m/v). Essas unidades descrevem de forma quantitativa a composição da solução.
Definição:
Uma solução é formada por soluto e solvente. Normalmente dissolve-se o soluto no solvente. Solução é uma mistura homogênea, formadas por dois ou mais componentes, por exemplo: água salgada; vinagre; ar; gasolina.
As soluções podem ser sólidas, líquidas ou gasosas. As mais empregadas são as soluções aquosas, nas quais o solvente é a água. Esta solução consiste em duas partes: soluto (material dissolvido) e solvente (material no qual este foi dissolvido).
Objetivo:
Preparar 100 mL de uma solução de NaOH 0,1M.
Material:
-Vidro relógio; béqueres; hidróxido de sódio; bastão de vidro; pisseta; funil; pipeta automática; balança; balão volumétrico de 100 mL.
Metodologia:
Primeiro foi realizado o cálculo da massa necessária para a preparação da solução. Logo após com a utilização do vidro relógio, becker e da balança, foi pesado 0,4000g de hidróxido de sódio. Em seguida com o