bioquimica
-Reação de ninidrina
Introdução
A ninidrina é um agente oxidante poderoso que reage com grupo de aminas livres de aminoácidos, peptídeos e proteínas. É um produto químico usualmente para detectar impressões digitais, pois sua reação com os aminogrupos terminais das moléculas de lisina incorporadas nas proteínas ou peptídeos, é suficientemente sensível para revelar resíduos de pele. A reação dos aminoácidos com a ninidrina origina um composto de cor púrpura de Ruherman. O PH da reação Ninhidrina com o aminoácido esta entre intervalo de 4 a 8.
O objetivo do experimento foi caracterizar a presença de aminas livres.
Procedimento
A prática foi realizada utilizando os seguintes processos:
1º- Adicionou a um tubo de ensaio, 3ml e solução de albumina de ovo.
2º- Adicionou 2ml de solução de ninidrina a 0,1%.
Após isso, agitou a solução e aqueceu até a ebulição. Depois foi observado o aparecimento da coloração.
Resultado e Discussões
O experimento devido à albumina adicionada ser uma proteína hidrossolúvel do tipo globular cuja função é armazenar nutrientes, não reagiu instantaneamente com a ninidrina. Sendo a albumina uma proteína, os aminoácidos que a constituem estão unidos por ligações peptídicas, e não no estado livre motivo, pelo qual não foi reagido imediatamente com a ninidrina, que está apenas detecta os aminoácidos livres. No entanto, depois de aquecida, a albumina reagiu com a ninidrina, pois suas ligações peptídicas foram quebradas devido o aumento da vibração das partículas em consequência do aumento da temperatura, alterando assim a conformação desta proteína, expondo os aminoácidos livres de sua composição à ninidrina. A solução adquiriu a coloração amarelo escuro.
Experimento E
-Precipitação isoelétrica de proteína
1º ) Precipitação Isoelétrica das Proteínas: As proteínas quando são levadas até um pH que corresponde ao seu pI, tornam-se insolúveis e se precipitam nas soluções em que estão contidas. No caso da caseína do