bioquimica
Questionário sobre Vitaminas
Nome: Luane Morales de Oliveira Respostas
1. Sua importância bioquímica reside no fato de que muitas vitaminas originam as coenzimas de muitas enzimas. Outras delas são precursores de hormônios.
2. Os animais obtêm vitaminas a partir de alimentos e, em alguns casos os animais obtêm as vitaminas através de suas paredes intestinais, cuja flora bacteriana simbionte as produzem.
3. São dividas em dois grupos: hidrossolúveis (tiamina, riboflavina, niacina, piridoxina, ácido pantotênico, biotina, acido fólico, cobalamina e ácido ascórbico) e lipossolúveis (vitaminas A, E, K e D).
4. Tiamina é produzida por bactérias, vegetais e leveduras. É abundante em cereais integrais. Funções: atua como coenzima de vários sistemas enzimáticos que catalisam reações de descarboxilação, é fundamental para o funcionamento do cérebro, músculos e nervos e, desempenham um papel importante no metabolismo oxidativo de glicídios e lipídios, importante para a produção de energia para o organismo.
5. Causa degeneração dos neurônios, manifestada por debilidade muscular, perda de reflexos, insuficiência cardíaca, edemas, falta de apetite (este quadro sintomático é conhecido como Beribéri).
6. É produzida por bactérias, leveduras e vegetais escuros e com pigmentos amarelos (verduras e frutas), no leite e na gema do ovo, em carnes e no levedo da cerveja. Atua como precursora dos cofatores de flavina.
7. Causa dermatites e lesões nas mucosas (lábios, língua, córnea, boca, etc.).
8. É necessário para diversos processos metabólicos celulares como a síntese de hormônios a partir do colesterol e forma parte da Coenzima A, que atua no metabolismo de lipídios e também no Ciclo de Krebs. É sintetizada por bactérias, leveduras, vegetais verdes e também pode ser encontrada em vísceras como fígado, em ovos, legumes, cogumelos, cereais e na geléia real.
9. Dores e queimações nos pés, alterações nervosas e circulatórias.
10. É