Bioquimica
Objetivos – Produção de Biodiesel
Qual a importância dos biocombustíveis?
Sua criação foi mais focada pela falta de petróleo que estava ocorrendo em grande massa, sendo assim abriu-se uma pesquisa para que fosse criado um combustível que fosse renovável e que derivasse de fontes renováveis. No caso o biocombustível é originado de queima de certas matérias, e dessa queima se cria energia.
Isso acaba o tornando importante, pois com o uso de matérias – primas vegetais ou animais, o homem não agride diretamente o meio ambiente, gerando menos impacto, diminuindo a quantidade de resíduos, garantindo mais empregos em fazendas e tendo um incentivo maior para que pesquisadores do mundo criem novas tecnologias e novas formas de criar o biocombustível.
Qual o papel de óleos e gorduras na produção de biocombustíveis?
Ser matéria-prima para a produção do biodiesel que por sua vez irá substituir o combustível de origem fóssil.
Quais os processos de obtenção de biodiesel? Transesterificação: Possui duas etapas consecutivas e reversivas das quais são formadas di-e-mono-acil-glicerídios como intermediários. A primeira etapa é união dos ácidos graxos com os alcoóis, para que aconteça a reação necessária para promover o maior aumento do rendimento dos mono-alcooís. A segunda etapa consiste no processo de reação de ácido graxo com um mono-alcoól. Esterificação: É o processo de reação de um ácido graxo com um mono-alcoól para formar um éster. Essas reação são catalisadas por ácidos.
Conclusões:
Concluímos que embora não haja uma produção em larga escala de forma a substituir os combustíveis fósseis, a produção destes combustíveis contribui de forma positiva contra o impacto ambiental, porém não se tem pesquisas aprofundadas sobre os impactos sobre a saúde dos seres vivos.
Precisamos ter mais incentivos para alternativas a fontes renováveis de forma a evitar degradações ambientais em sua exploração e na sua queima.