bioquimica
1) Quais são os três elementos que compõe um cromossomo e qual é a função de cada um destes?
Temos Três elementos que são: os telômeros, os braços (curto e longo) e o centrômero. Os telômeros estarão nas extremidades dos cromossomos e são contituídas por uma sequência de nucleotídeos. A presença dos telômeros impede que a extremidade de um cromossomo entre em fusão com outro cromossomo, sendo fundamentais para a manutenção da integridade cromossômica, com isso, ajudam o cromossomo a carregar todas as informações genéticas. O centrômero é a região de maior campactação do cromossomo e é onde se ligam as fibras do fuso no processo de divisão celular. Os braços são os que formam os cromossomos, o braço curto está em cima e o braço longo em baixo.
2) O que é cromatina? Como ela é formada?
A cromatina é um conjunto de fios, cada um deles formado por uma longa molécula de DNA associada a moléculas de histonas, um tipo especial de proteína.
3) Qual a diferença entre eucromatina e heterocromatina?
A heterocromatina é quando a cromatina está condensada, ou seja, os genes estão inativados, pois, o próprio grau de condensação constitui uma barreia à transcrição. Já a eucromatina,correspondente à cromatina descondensada e dispersa pelo núcleo, ou seja, os genes estão ativados, podendo ser transcritos. Existem dois tipos de heterocromatina: a constitutiva que é condensada e inativa, constituída de DNA repetitivo. Ex: centrômeros e telômeros e a facultativa é por vezes inativa (condensada) e por vezes ativa (descondensada). Ex: um dos cromossomos X da mulher é inativado por condensação.
4) De que maneira as cromossomos podem ser identificados? Explique uma das técnicas envolvidas na identificação?
Os cromossomos são identificados pelo tamanho e pela coloração. Os padrões de bandeamento permitem que os cromossomos assim como as anomalias cromossômicas sejam precisamente identificados (bandas claras e escuras