Bioquimica
R: c As vias glicólise e glicogênese são ativadas pela insulina são ativadas por ela
Um homem de 40 de idade está em jejum prolongado resultado de um regime para perder peso rapidamente. Como pouco combustível a base de carboidrato entra, a partir do intestino e pouco glicogênio sobrou da glicogenólise hepática. A via da gliconeogênese passa a ser ativada para produzir glicose. Nessas condições podemos afirmar que:
R:c I - Há uma redução na secreção de insulina
IV - Há um aumento na secreção glucagon
No nosso organismo, o pâncreas é uma glândula com várias funções: a sua porção endócrina é formada por um conjunto de células (ilhotas de Langerhans) especializadas na produção e secreção de dois hormônios antagõnicos chamados de insulina e glucagon. Nas ilhotas de Langerhans região de células betas são responsáveis pela produção de insulina e outra região de células alfas, produtoras de glucagon, lançados na corrente sangüínea.
A insulina atua retirando do excesso de glicose do sangue para dentro das células e na absorção de glicose pelas células do fígado, músculos esqueléticos e tecido adiposo. O glucagon aumenta o nível de glicose na corrente sanguínea, a partir da quebra do glicogênio (substância de reserva energética) e estimula também a produção de glicose pela gliconeogênese em períodos de jejum prolongado. Com base no texto podemos afirmar que:
R: e A insulina é um hormônio hipoglicemiante enquanto o glucagon é hipergliceminante a insulina falta e o glucagon sobra
A integração do metabolismo energético é controlada principalmente pela ação de dois hormônios pancreáticos: a insulina e o glucagon, com as catecolaminas