bioquimica
Estrutura
Carbono, Hidrogênio e Oxigenio
Classificação
Os carboidratos são também conhecidos como glicídios e como açúcares, mais nem todo carboidrato é um açúcar. Esses compostos possuem a principal função biológica de fornecimento de energia e podem ser quimicamente definidos como compostos que possuem vários átomos de carbono ligados a grupos hidroxila (OH) e que possuem também as funções aldeído ou cetona.
Os carboidratos podem ser classificados em monossacarídeos, oligossacarídeos e os polissacarídeos.
Monossacarídeo: São os carboidratos de estrutura mais simples, possuindo apenas um grupo aldeído ou cetona, eles não sofrem hidrólise, mas podem ocorrer reações entre monossacarídeos com a formação de um dissacarídeo ou de um polissacarídeo.
Oligossacarídeo: Quando sofrem hidrólise, os oligossacarídeos produzem um número pequeno de oses. Se forem duas oses, o carboidrato será um dissacarídeo. O principal dissacarídeo é o açúcar comum ou sacarose, que é formada por dois monossacarídeos, a glicose e a frutose.
Polissacarídeo: Eles são formados pela união de várias moléculas de monossacarídeos. Quando sofrem hidrólise, também produzem um número grande de unidades de monossacarídeos iguais ou diferentes.
Funções
Armazenamento energético, o amido e o glicogênio são os carboidratos responsáveis pelo armazenamento de energia dos animais e vegetais. Produção de energia, os carboidratos são as principais fontes de energia.
Estruturais, todos os componentes celulares são formados por um carboidrato, e eles formam bases necessárias para a estruturação das célula.
Metabolismo
A digestão dos carboidratos tem início na boca. Amido e glicogênio hidratados sofrem a ação da enzima alfa-amilase, presente na saliva, e são reduzidos a estruturas menores.
No duodeno estes fragmentos são atacados, com maior eficiência, pela alfa-amilase presente no suco pancreático e são transformados no monossacarídeo glicose, no dissacarídeo maltose, no