bioquimica
Amostragem é todo o processo de recolha de uma parte, geralmente pequena, dos elementos que constituem um dado conjunto. Da análise dessa parte pretende obterem-se informações para todo o conjunto.
Vejamos agora algumas noções básicas da teoria da amostragem:
⦁ População -- é a coleção de todos os elementos com uma dada característica comum.
Num processo de amostragem é importante distinguir entre:
⦁ População objetivo -- é a totalidade dos elementos em estudo e relativamente aos quais se pretende obter certo tipo de informação.
⦁ População inquirida -- aquela sobre a qual é efetivamente feita a amostragem.
A população objetivo e população inquirida devem coincidir. Se isso não acontecer deve ter-se em conta que as extrapolações apresentadas neste texto dizem respeito à população inquirida.
⦁ Característica ou atributo da população -- é a informação relativa à população que se pretende estudar.
As características podem ser de natureza quantitativa e neste caso consideram-se escalas numéricas nas quais as variáveis se podem classificar em contínuas (referem-se a medições, pesagens, etc..), discretas (referem-se a contagens), ou de natureza qualitativa e neste caso classificam-se em nominais (sexo, espécie de uma dada planta ou animal, etc...), ordinais ( itens de valores de uma dada classificação).
⦁ População de amostras – é o conjunto de todas as amostras possíveis.
⦁ Estatística – é uma função da amostra aleatória que não contém parâmetros desconhecidos.
⦁ Unidade de amostragem ou unidade estatística -- é o elemento da população considerada e sobre o qual vai ser estudada a característica de interesse. Exemplos: um animal, uma planta, um objeto, uma família, uma exploração agrícola, um bairro, etc.
O objetivo principal da teoria da amostragem é obter uma amostra que seja uma representação honesta da população e que conduza à estimação das características da população com grande precisão. Algumas das vantagens