mae,quero ser engenheiro
Alberto Neto 2
Prof:Adriana Araújo
1. DESCRIÇÃO DO CASO
O case narra a história de vida pessoal e profissional de Edgar, um jovem que possuía um grande futuro promissor. Ele iniciou sua carreira profissional a partir do término do seu curso técnico de eletrônica e também com aprovações em três vestibulares. No qual, optou em estudar Engenharia Eletrônica e Licenciatura em Matemática, acreditando que seu sucesso profissional estaria vinculado ao grau de conhecimento adquirido com os cursos em que havia sido aprovado.
Por meio de sua competência enquanto aluno do curso de engenharia, Edgar foi congratulado com uma bolsa de estudos por mérito dentre 800 estudantes. Em seguida, o mesmo conseguiu um emprego em uma empresa de manutenção eletrônica no horário noturno. Contudo, teve de abdicar do seu curso em Licenciatura em Matemática, pois o horário coincidia com o turno do seu emprego. Com isso, Edgar não podia dedicar-se aos estudos.
O dilema do case em questão suscita na dúvida de Edgar: se ele investe em sua carreira fazendo o que gosta e tendo qualidade de vida, ou se ele cede às pressões de sua família trabalhando no ramo da engenharia e tendo segurança profissional e estabilidade. Ao longo de suas experiências de trabalho, Edgar realizou várias escolhas em sua carreira que modificaram o rumo de sua vida e acabaram por lhe gerar muitas dúvidas e reflexões.
Edgar,o protagonista do case tinha como perfil psicológico as características de uma pessoa dinâmica, ativa, empreendedora e que gostava de envolver-se em desafios que lhe instigasse a se aperfeiçoar cada vez mais. Contudo, também apresentou-se como um profissional instável, pois não permanecia no mesmo emprego por muito tempo. O que pode ser considerado relativamente como positivo ou negativo. Pois, saía do emprego ao perceber que os objetivos da empresa eram distintos dos seus objetivos, e então ia em busca de outra oportunidade que fosse mais próxima da qual