Bioquimica
1. O lactato na célula muscular é formado em qual via metabólica?
2. Quais tipos de exercícios que ocorrem maior produção de lactato no músculo: aeróbio ou anaeróbio?
3. Por que o excesso de lactato no músculo leva mais rapidamente a fadiga muscular, cãibras, acidose metabólica e dores musculares?
4. Quais tipos de fibras musculares produzem mais lactato: as brancas ou vermelhas? Justifique.
5. Quais as vias metabólicas e fisiológicas responsáveis pela remoção do lactato no músculo? Por que o treinamento diminui a produção de lactato nos atletas?
Respostas:
1- Por via fermentação láctica.
2- Nos exercícios Anaeróbios ocorre a maior produção de lactato no musculo, pois não é dependente do oxigênio, pois é formado por fermentação láctica.
3- O acúmulo de ácido láctico no sangue e nos músculos pode interferir no estímulo nervoso de contração muscular e no processo de produção necessário para essa contração. Em situação de intensa atividade muscular, os músculos estriados esqueléticos necessitam de muita energia. Essa energia é obtida pela “queima” de alimento com o uso de gás oxigênio. A fermentação que ocorre no músculo é chamada fermentação láctica, pois gera ácido láctico como produto final.
4- As brancas possuem mais lactato em comparação a vermelha, pois as fibras vermelhas promovem a reabsorção do lactato.
5- O treinamento prolongado sub-máximo tem a vantagem de induzir as adaptações musculares que reduzirão a velocidade de formação do ácido láctico, além de aumentar sua velocidade de eliminação. Treinamentos que envolvem natação, ciclismo e corrida por muitos quilômetros, parecem causar um aumento máximo na capilaridade e na capacidade mitocondrial dos músculos esqueléticos. Essa capacidade aumenta o uso de gorduras como combustível e, conseqüentemente, diminui a produção de ácido láctico. Com o treinamento, as células musculares são capazes de se adaptar a uma maior utilização de piruvato e menor produção de lactato.