bioquimica
MTA – 2014 METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO
Professora MESTRA TERESINHA MINELLI TAVARES
ALUNO (A) ................................................CURSO :...................
PERÍODO ( ) MANHÃ ( ) NOITE
CIÊNCIA : DO LATIM SCIENTIA = CONHECIMENTO
A História da Ciência
Um universitário de hoje talvez imagine que a ciência sempre foi parte integrante dessas instituições, mas a ciência chega relativamente tarde à comunidade universitária, vencendo muitas vezes grandes oposições.
A universidade antiga (medieval) tinha duas funções características:
Preparava os jovens – com o trivium (gramática, retórica e lógica) e o quadrivium (geometria, aritmética, música e astronomia), para a formação profissional ministrada em escolas.
Preparava profissionais para três profissões distintas - teologia, medicina e direito.
A base proporcionada pelo trivium e quadrivium, que em conjunto formavam as sete artes liberais, era filosófica, retórica e matemática. Ensinava-se pouco e havia um professor para todas as matérias. A formação era liberal. Na prática, no entanto, as artes liberais assumiam frequentemente mais importância dentro das universidades do que o ensino profissional, propiciando um desenvolvimento cultural e intelectual no interior das universidades que nem sempre se acomodava com facilidade à verdade religiosa, que era o fundamento legitimador da coexistência entre as universidades e a Igreja. Nas escolas profissionais aprendia-se cada carreira, mas sem base em investigação científica. O conhecimento adquirido era reverenciado como patrimônio imutável.
A revolução no pensamento científico ocorreu no século XVII extra-muros universitários. Grandes nomes da ciência como Kepler, Galileu, Boyle e Newton promoveram uma revolução no pensamento humano devido a sua busca pela compreensão do universo. Estes pensadores atuavam fora das universidades, que se mantinham impermeáveis à criação científica. As