bioquimica
Aula 3: Estrutura molecular da Membrana Celular
Conteúdo
Apresentação da Membrana Celular
Organização molecular das Membranas, segundo Modelo do Mosaico Fluido.
Ênfase a Matriz lipídica: aspectos da diversidade molecular
Aspectos básicos do transporte passivo
QUESTÕES:
1. Faça uma descrição da maneira como as moléculas (lipídeos, proteínas e carboidratos) se distribuem na constituição da estrutura das membranas celulares, segundo o Modelo do Mosaico Fluido.
2. Apesar de que todas as membranas possuem uma matriz lipídica constituída de 3 famílias de lipídeos: glicerofosfolipídeos, esfingolipídeos e colesterol, observa-se que há diferenças na proporção de cada um desses elementos entre as diferentes membranas. Como podemos explicar a existência dessas diferenças entre as membranas?
3. Em um certo texto sobre a difusão do solvente, fala-se em Pressão Osmótica (PO) do solvente. Afirma o texto que a PO “é proporcional a diferença de concentração entre a solução hipotônica e a hipertônica”. De acordo com essa afirmação poderíamos concluir que, a PO será maior em qual das situações representadas abaixo? Explique sua resposta.
Situação 1:
Situação 2:
4. Osmorregulação é a capacidade que alguns animais possuem em manter a pressão osmótica constante independentemente da do meio externo, dentro de uma determinada faixa de variação. Osmorregulação requer trocas de água e sais entre o ambiente extracelular e o ambiente externo para compensar perdas e ganhos obrigatórios ou que não possam ser controlados.
A maioria dos invertebrados marinhos possui fluidos corporais com a mesma pressão osmótica que a água do mar; são isosmóticos em relação ao meio em que vivem. Quando ocorre uma alteração na concentração do meio, um animal pode reagir de 2 maneiras. A primeira é alterar a concentração osmótica dos fluidos corpóreos para adaptar-se ao meio, permanecendo, dessa forma, isosmótico em relação ao