bioquimica
Bioquímica Aplicada à Educação Física
Segunda aula (13 fev 2014)
PROTEÍNAS
As proteínas podem ser consideradas as moléculas fundamentais da vida, pois determinam o funcionamento das células e têm diversas funções fora das células. O número de proteínas diferentes em nosso corpo é de 90 mil e cada uma delas é encontrada aos milhares em nossas células. As proteínas são produzidas a partir do código genético (DNA) do núcleo das células. O código do DNA é transcrito para o mRNA, que sai do núcleo em direção ao retículo endoplasmático rugoso (RER), onde é traduzido para que os aminoácidos (aa) possam ser ligados (sempre o grupo carboxila de um aa com o grupo amina do outro aa) em sequência e formar a proteína. A matéria prima para produção das proteínas são 20 diferentes aa que se combinam em número de uma dezena até quase 30 mil em diferentes proteínas. O que diferencia as proteínas é: (1) número total de aa e (2) sequência dos aa. Portanto, mesmo que duas proteínas tenham o mesmo número de aa, podem ser diferentes se alguns aa estiverem em sequencias diferentes.
Estrutura dos aminoácidos H R – cadeia lateral. É diferente para cada um dos 20 | aminoácidos. NH2 – C - COOH | R Quanto à composição, há dois grupos de proteínas: (1) simples – são constituídas apenas por uma sequencia de aa e (2) conjugadas – são constituídas por sequência de aa mais um grupo prostético que pode ser a glicose, uma vitamina ou um mineral.
A estrutura das proteínas pode ser simples como uma sequência linear ou mais complexa. A função delas depende da estrutura, portanto, se a estrutura é perdida (desnaturação) a função também é perdida. Agentes que provocam a desnaturação são o calor, ácido ou base fortes e agitação. Os tipos de estruturas são:
- Primária – sequência linear simples dos aa
- Secundária – duas sequências lineares paralelas formando uma dupla hélice
- Terciária – uma sequência linear enovelada com