bioquimica
Podemos afirmar que a maior parto das reações do nosso corpo são mediadas por enzimas, proteínas catalizadora que aumentam a velocidade das reações sem serem alteradas. As mesmas dirigem todos os eventos metabólicos.
Cada enzima recebe dois nomes, Nome recomendado, uso no dia-a-dia, e nome sistemático, o mais completo, usado quando são identificadas sem ambiguidade.
- Nome Recomendado: mais usado quando tem sufixo “ase” união ao substrato substrado da reação ex: Glicosidase
- Nome sistemático: São estudos da bioquímica no qual desenvolveu um sistema de nomenclatura no qual as enzimas são divididas em seis classes principais.
As enzimas são catalisadores proteicos que aumentam a velocidade de uma reação química e não são consumidos durante a reação que catalisam. Alguns tipos de RNA podem agir como enzimas catalisando a clivagem e síntese das ligações Fosfodiéster.
Sítios ativos: os sítios ativos contem aminoácidos cujas cadeias laterais criam uma superfície tridimensional complementar ao substrato, o sitio ativo liga-se ao substrato, formando uma complexo de enzima-substrato (ES).
A atividade enzimática pode ser regulado, isto é as enzimas podem ser ativadas ou inibidas de modo que a velocidade de formação do produto responda as necessidades das células, as enzimas muitas vezes é localizadas em organelas especificas dentro da celular, o compartimento serve pra isolar o substrato da reação.
Como funciona as enzimas? – ela pode aborda a catalise em termos de alterações de energia que ocorrem durante a reação , ou descreve como sitio ativo facilita quimicamente a catalise.
As energias que se alteram em uma reação são: 1- energia livre de ativação: pico de energia representa o estado de transição no qual um intermediário de alta energia é formado durante a conversão do reatante ao produto 2- velocidade da reação: para as moléculas reagirem, devem conter energiasuficiente para superar a barreira de energia do estado de transição, a velocidade da