Bioquimica
Nome: Alice Cristine,
Anny Gomes,
Guilherme Miguel,
Lissa Carvalho,
Pedro Luz.
Turma: Cam 161
Quim 161 (Pedro Luz)
Professora: Priscilla
Nilópolis, 17 de dezembro de 2013
Introdução
Os lipídios são substâncias encontradas nas plantas e nos animais e que se dissolvem em solventes orgânicos não-polares como éter, clorofórmio, benzeno e alcanos e não se dissolvem em solventes polares como a água. Eles abrangem uma grande variedade de tipos estruturais, tais como os ácidos carboxílicos de cadeia longa (ou “ácidos graxos”), os triacilgliceróis (triglicerídios), glicolipídios, gorduras, terpenos e esteróides. Os triacilgliceróis são lipídeos formados a partir da reação de esterificação entre ácidos graxos e glicerol, sendo aqueles que se apresentam como líquidos à temperatura ambiente conhecidos, vulgarmente, como óleos e os sólidos, geralmente, chamados de gorduras. Eles são encontrados no óleo de amendoim, óleo de oliva, óleo de soja, óleo de milho, óleo de linhaça, manteiga, toucinho e sebo.
Quando aquecidos, os triacilgliceróis, em presença de uma base forte, tal como KOH, NaOH em um processo conhecido como saponificação, produzem uma mistura de sais de ácidos carboxilicos de cadeia longa, estes também conhecidos como sabões.Na indústria, adiciona-se a este produto corantes, aromatizantes, gemicidas, para dar cores e aromas a este sabão.
Reação de saponificação com NaOH
Por estes lipídeos formarem sabão são denominados lipídeos saponificáveis, por sofrerem saponificação. Estes sabões são quase totalmente solúveis em água, porém não se dissolvem como normalmente dissolveriam, ou seja como íons indivíduais, contudo se dissolvem em soluções muito dissolvidas, onde são encontrados como micelas, são estes aglomerados esféricos de íons carboxilato, que possuem características tanto polares quanto apolares, dispersos em toda a fase aquosa. Devido as características dessas