Bioquimica
INTRODUÇÃO
As enzimas apresentam uma eficiência catalítica extraordinária, em geral muito maior que os catalisadores sintéticos e inorgânicos. Elas têm um alto grau de especificidade por seus substratos, aceleram as reações químicas e funcionam em soluções aquosas sob condições suaves de temperatura e pH.(LEHNINGER,2002).
Cada enzima recebe dois nomes. O primeiro é seu nome curto ou nome recomendado, conveniente para o uso no dia-a-dia. O segundo é o nome sistemático, mais completo, o qual é usado quando a enzima deve ser identificada sem ambiguidade. Os nomesenzimáticos usados mais comumente têm o sufixo “ase” unido ao substrato da reação ,por exemplo, glicosidade , uréase ,sacarase ou uma descrição da ação realizada , por exemplo , lactato, desisdrogenase e adenilato ciclase. Já no nome sistemático a União Internacional de Bioquímica e Biologia Molecular (IUBMB) desenvolveu um sistema de nomenclatura no qual as enzimas são divididas em seis classes principais, cada qual com numerosos subgrupos. O sufixo “ase” é unido a uma descrição razoavelmente completa da reação química catalisada, por exemplo, D-glirealdeído 3-fosfato: NAD oxirredutase.Os nomes são precisos e informativos, mas algumas vezes são muito incornientes para ser de uso geral . (CHAMPE, 1996).
As enzimas catalisam as centenas de reações sucessíveis pelas quais as moléculas nutrientes são degradadas. Devido as ação das enzimas as vias metabólicas são altamente coordenadasde forma a produzir uma atuação harmoniosa das muitas diferentes atividades necessárias para manter avida. (LEHNINGER, 2002).
Enzimas são catalizadores eficientes: não só aumentam a velocidade de conversão de substrato em produto, mas também reconhecem um substrato especifico em presença de estruturas semelhantes para produzir um produto específico. Há seis classes de enzimas cada uma catalisando uma reação diferente. (DEVLIN, 2007).
Tabela 01: Tipos