bioquimica
Centro de Ciências da Saúde
Departamento de Bioquímica e Farmacologia
Disciplina: Bioquímica para Farmácia
Professora:
Curso: Bacharelado em Farmácia
Reações de Caracterização dos Lipídios
Teresina Setembro de 2010
RESUMO
Na seguinte prática, realizaram-se reações de caracterização de lipídios. A partir da reação de hidrólise alcalina de triacilgliceróis obtiveram-se ácidos graxos com os quais se verificou a solubilidade em solventes apolares e a pouca ou nenhuma solubilidade em solventes polares. Os mesmos ácidos graxos que também foram utilizados para formações de sabões líquidos e de sabões insolúveis na água, de cálcio e chumbo.
INTRODUÇÃO
Os lipídios são compostos com estrutura molecular variada, apresentando diversas funções orgânicas: reserva energética (fonte de energia para os animais hibernantes), isolante térmico (mamíferos), além de colaborar na composição da membrana plasmática das células (os fosfolipídios). Os lipídios são formados de ácido graxo com álcool. (LEHNINGER, 2006)
São substâncias cuja característica principal é a insolubilidade em solventes polares e a solubilidade em solventes orgânicos (apolares), apresentando natureza hidrofóbica, ou seja, aversão à molécula de água. Essa característica é de fundamental importância, mesmo o organismo possuindo considerável concentração hídrica. Isso porque a insolubilidade permite uma interface mantida entre o meio intra e extracelular nas membranas celulares. (LEHNINGER, 2006)
Os lipídios podem ser classificados em óleos (substâncias insaturadas) e gorduras (substâncias saturadas), encontrados nos alimentos, tanto de origem vegetal quanto animal, por exemplo: nas frutas (abacate e coco), na soja, na carne, no leite e seus derivados e também na gema de ovo. (LEHNINGER, 2006)
A formação molecular mais comum dos lipídeos,