AGÊNCIA REDES DE DESENVOLVIMENTO
REDES DE DESENVOLVIMENTO
:: TECNOLOGIA EM INOVAÇÃO SOCIAL ::
Ultimamente, novos conceitos têm sido introduzidos no cotidiano acadêmico, buscando novas formas de pensar a economia mundial, e dentre estes conceitos, temos, as chamadas “redes”. Em contraproposta à globalização e ao chamado “progresso”, porém, caminhando numa linha paralela, surge o conceito de desenvolvimento e desenvolvimento”, assumindo seu papel de vanguarda nas tecnologias sociais, que buscam a inovação como fator fundamental rumo ao desenvolvimento.
As redes de desenvolvimento são pessoas conectadas e que interagem entre si, assumindo o papel de protagonistas do processo de desenvolvimento da localidade em que vivem. Por meio de uma metodologia específica, composta por oito etapas, a comunidade é que define suas prioridades e estabelece o caminho para realizar seus objetivos e metas rumo a um desenvolvimento mais justo e igualitário. Nas redes, não há hierarquias e todos interagem horizontalmente como cidadãos, conscientes de que sem cooperação não existe desenvolvimento.
Existe rede social toda vez que existem vários caminhos, ligações e relações entre as pessoas que vivem numa mesma sociedade e com isso um fortalecimento da cidade onde vivemos.
Transformando, um bairro, município ou qualquer pequena localidade em um ambiente vivo, articulado por muitos agentes de desenvolvimento.
Nesse sentido, buscamos dentro dos conceitos de empreendedorismo social, as justificativas para a criação da “Agência Redes de Desenvolvimento”.
Portanto, a seguir vamos explorar a temática das redes, que tem como peça-chave e introdutória no ambiente das comunidades, a Oficina Empreendedorismo e Desenvolvimento Local.
Finalidade das Redes de Desenvolvimento Local: Queremos que todos os nossos bairros e todas as nossas cidades se desenvolvam e, para isso, você é fundamental. Desenvolver-se significa melhorar. Você e as outras pessoas com as quais você se relaciona, unidas, podem