bioquimica
Campus Uberaba - Unidade I – Rua João Batista Ribeiro nº 4.000 Distrito Industrial II 38.064-790 – Uberaba-MG
Disciplina: Bioquímica
Valor: 15 pontos
Profª: Sandra Maria Alkmim Oliveira Data de Entrega: 10/12/2013
Exercícios: Metabolismo dos Ácidos Graxos
1. Qual a função dos ácidos graxos nos organismos dos mamíferos e dos vegetais e como são armazenados?
2. Esquematize as vias metabólicas envolvidas na utilização dos ácidos graxos em plantas e animais. Faça um paralelo. Especifique o nome da rota metabólica e o compartimento celular envolvido.
3. Comente sobre as condições fisiológicas e os hormônios envolvidos na ativação da lipase do tecido adiposo.
Para mobilizar lípides estocados no tecido adiposo existe a enzima lipase hormônio-sensível, assim chamada porque é regulada por dois hormônios: as catecolaminas (adrenalina e noradrenalina) que a ativam; e a insulina, que a inibe. Na falta de insulina, por exemplo no jejum, e no diabetes mellitus, a lipase hormônio sensível fica intensamente ativada, e remove abundante quantidade de triglicérides dos adipócitos. Estes são lançados no plasma na forma de ácidos graxos livres (não como triglicérides), e são captados pelos hepatócitos. No citoplasma dos hepatócitos são esterificados com glicerol, originando novamente triglicérides, ou são queimados a acetil CoA.
LIPASE LIPOPROTEÍNICA:
SITUA-SE NOS CAPILARES DO TECIDO ADIPOSO.
RETIRA LÍPIDES DE QUILOMÍCRONS E VLDL LIPASE HORMÔNIO-SENSÍVEL:
SITUA-SE NOS ADIPÓCITOS, DE ONDE MOBILIZA LÍPIDES.
ATIVADA POR ADRENALINA
INIBIDA POR INSULINA
4. Qual a necessidade da ativação dos ácidos graxos em células animais? Quais os substratos necessários para essa ativação?
5. A carnitina é um composto amplamente distribuído pelos diferentes tecidos dos animais, qual a sua relação com o metabolismo dos lipídeos? Explique comentando as enzimas