BIOQUIMICA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (BIOQUÍMICA)
MÉTODOS DE ESDUDO EM BIOQUÍMICA
Taguatinga-DF, 12 de Novembro de 2013.
INTRODUÇÃO
As enzimas são proteínas especializadas na catálise de reações biológicas. Elas estão entre as biomoléculas mais notáveis devido a sua extraordinária especificidade e poder catalítico, que são muito superiores aos dos catalisadores produzidos pelo homem. Praticamente todas as reações que caracterizam o metabolismo celular são catalisadas por enzimas. Como catalisadores celulares extremamente poderosos, as enzimas aceleram a velocidade de uma reação, sem participar dela como reagente ou produto. As enzimas atuam ainda como reguladoras deste conjunto complexo de reações. As enzimas são, portanto, consideradas as unidades funcionais do metabolismo celular.
ETAPA 03: Enzimas: funções e finalidades clínicas
No passo 02 da etapa 03 observou-se que não houve mudança na coloração da abobrinha, já a maçã cortada ficou praticamente toda marrom. Esse escurecimento acontece devido a uma reação enzimática, que é basicamente uma reação de oxidação sendo que a polpa da maçã possui muitas enzimas, que ao cortarmos a maçã essa libera uma enzima chamada de: polifenoloxidade, ao entrar em contato com o oxigênio essas enzima forma um composto incolor chamado benzoquinona e água que ao entrarem em contato entre si acabam formando a melanina que por si gera a cor marrom que encontramos na maçã após alguns minutos de exposição ao meio ambiente.
Em relação ao que foi observado no passo 2 observou-se que não houve nenhuma mudança na coloração da abobrinha, porém em todas as etapas houve mudança na coloração da maçã, sendo que quando a maçã foi exposta ao sol essa ficou mais escura e praticamente toda desidratada, isso aconteceu devido a alta temperatura que desidrata as proteínas, solidifica os lipídeos e quebra as biomembranas, mas