Bioquimica
Com a realização do trabalho pretendeu-se estudar a influência da fonte de carbono no crescimento microbiano da estirpe Saccharomyces cerevisiae. Para tal mediram-se densidades ópticas de suspensões em condições de crescimento diferentes, a intervalos de tempo, durante 3 horas. Com os valores registados, construiu-se um gráfico do logaritmo da densidade óptica em função do tempo. A partir de cada uma das rectas de regressão linear determinou-se o valor da taxa específica de crescimento para cada uma das condições de crescimento. Foi possível verificar que os substratos que levaram as taxas especificas de crescimento mais elevadas foram a sacarose e glucose. Posteriormente, construiu-se um gráfico que traduz a variação do logaritmo do valor relativo da taxa especifica de crescimento (c ) , expresso em percentagem relativamente ao valor c na ausência de etanol, com a concentração de etanol, para os crescimentos com glucose como fonte de carbono a 26C. Pela análise do gráfico foi possível concluir quanto à cinética de inibição do crescimento à medida que a concentração de etanol aumenta. Por ultimo, estimou-se a constante exponencial de crescimento pelo (ki) bem como o valor da concentração de etanol abaixo da qual não ocorrem efeitos inibitórios do crescimento (Xmin).Este valor foi conseguido utilizando os pontos experimentais da parte linear do gráfico de acordo com a seguinte equação:
lnc X = lnc Xmin – ki(X- Xmin) em quec X e c Xmin são os valores de taxa especifica de crescimento às concentrações de etanol X e Xmin .
INTRODUÇÃO
CINÉTICA DO CRESCIMENTO MICROBIANO
Por crescimento entende-se um aumento ordenado de todos os constituintes dum sistema biológico. É possível estudar a cinética do crescimento de uma população microbiana colocando-a num sistema em que não haja trocas substanciais