Bioquimica
1. que diferenças existem entre os organismos vivos e os objetos inanimados?
Resposta:
Os organismos vivos possuem um grau de complexidade e organização muito maior do que os objetos inanimados, pois possuem estruturas celulares internas intrincadas e contêm muitas espécies de moléculas complexas. Eles extraem, transformam e usam a energia que encontram no meio ambiente na forma de nutrientes químicos ou da energia radiante da luz solar, essa energia torna os organismos vivos capazes de construir e manter suas próprias estruturas intrincadas e de realizar trabalho mecânico, químico, osmótico e de vários outros tipos. Possuem capacidade para a auto-replicação e automontagem.
Já os objetos inanimados, possuem complexidade e organização menor do que os seres vivos, pois consistem de misturas de compostos químicos simples. Não usam a energia de forma sistemática para manter a sua estrutura ou para realizar trabalho, tendem a se degenerar em um estado mais desordenado, alcançando um equilíbrio com o seu meio ambiente e não possuem capacidade para a auto-replicação e automontagem.
2. enumere alguns dos objetivos da Bioquímica como ramo da Biologia.
Resposta:
* Mostrar como as coleções de moléculas inanimadas que constituem os organismos vivos, interagem entre si para manter e perpetuar a vida animada, exclusivamente pelas leis químicas que governam o universo não vivo.
* Revelar por meio de pesquisas bioquímicas que todos os organismos são notadamente semelhantes em níveis celular e químico.
* Descrever, em termos moleculares, as estruturas, os mecanismos e os processos químicos compartilhados por todos os organismos, e fornecer os princípios organizacionais que fundamentam a vida em todas suas diferentes formas, princípios que nos referiremos coletivamente como a lógica molecular da vida.
* Produzir importantes visões do conhecimento e aplicações