BIOQUIMICA
1. O que caracteriza estruturalmente um aminoácido que faz parte de proteínas?
R: O aminoácido é caracterizado estruturalmente por um carbono quiral, um grupo carboxila, um grupo amina, um átomo de hidrogênio e um grupo radical. As diferenças existentes no radical determina os 20 tipos de aminoácidos.
2. Todos os aminoácidos existentes fazem parte das proteínas. Entretanto, eles podem ser precursores de outros compostos. Quais são esses compostos? Qual a consequência desse fato – outros usos metabólicos dos aminoácidos – para as necessidades diárias de consumo de proteínas?
R: Os aminoácidos são precursores de todos os compostos nitrogenados não proteicos, que incluem as bases nitrogenadas constituintes dos nucleotídeos (compostos dos ácidos nucleicos e coenzimas) e das aminas e seus derivados, como adrenalina e histamina.
A consequência é que 10 a 12% dos aminoácidos ingeridos pela dieta são direcionados para oxidação, ou seja, produção de ATP. Sendo assim, se faltar aminoácido a transcrição gênica é interrompida, o que torna essencial a ingestão de proteínas pela dieta.
3. A) Qual(is) a(s) finalidade(s) biológica(s) dos processos representados no mapa I?
R: A finalidade biológica é o acoplamento da degradação dos alimentos em CO2 e H²O com a síntese de energia (ATP).
B) Qual a função das coenzimas e do oxigênio na oxidação dos macronutrientes?
R: A função das coenzimas NAD+ e FAD é aceitar hidrogênio dos alimentos produzindo NADH e FADH2, passando assim de cofatores oxidados para cofatores reduzidos. A conversão da forma reduzida das coenzimas para a forma oxidada é acoplada à redução de O² para H²O e a síntese de ATP, ou seja, os cofatores são os oxidantes dos alimentos, mas o O² é o receptor final dos elétrons.
C) Qual é o processo metabólico responsável pela conversão das coenzimas da sua forma reduzida na forma oxidada – e que não está representado no esquema?
R: