Bioquimica
Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
Relatório de Aula Prática de Bioquímica: Prática 12 – Hidrólise do Amido
Andrine C.Souza 639
Gustavo R. Rios 640
Kamilla I. C. Vieira 630
21 de novembro de 2011
Florestal - MG
Introdução O amido é um polissacarídeo de alta massa molecular encontrado principalmente em grãos e tubérculos. Nas células, está armazenado na forma de grânulos insolúveis variando na forma e quantidade, conforme a espécie e o estágio de maturação da planta. O granulo de amido e insolúvel e em água fria e solúvel em água quente, na forma de solução coloidal, ao amido é uma das mais abundantes fonte de energia renováveis, sendo amplamente utilizado pelas indústrias de panificação, fermentação entre outras.
O amido é composto por duas estruturas, a milose é um polímero não ramificado formado por ligações glicosídicas do tipo alfa (1—4) e amilipectina forma por ligações alfa (1—6 )
A presença do amido pode ser facilmente detectada por meio de uma reação com solução de lugol. Na reação com amilose o iodo combina fortemente com as moléculas de glicose no interior da estrutura organizadora, em hélice, dando origem a um complexo de cor azul violeta, com a amilopectina combina mais fracamente formando composto de cor vermelhada.
A hidrolise do amido produz maltose, glicose oligossacarídeo e dextrinas. Em animais vegetais e microorganismos o amido é hidrolisado com soluções acidas e quentes. A hidrolise enzimática do amido é catalisada pelas amilases. A vantagem da hidrolise enzimática é que ela é conduzida em condições mais brandasde pH e temperatura.
Objetivo Geral
O estudante deverá acompanhar as hidrólises ácidas e enzimáticas de um polissacarídio por meio de sua degradação e pela formação de açucares redutores, utilizando, respectivamente, a reação com a