biopirataria
Ou seja, a biopirataria é a prática ilegal de exploração, manipulação, exportação e comercialização de recursos biológicos de um país a outro.
A questão da biopirataria envolve diversos tipos de crimes que ainda não possuem uma lei especifica para tal fim. O tráfico de animais silvestres torna-se um problema de grandes proporções para o país. De acordo com o relatório Tráfico de Animais Silvestres no Brasil, publicado pelo site Amazonlink, mostra que o nosso país está entre os que mais praticam o comércio ilegal de espécies animais e vegetais. Depois do tráfico de armas e drogas, este é o terceiro maior negócio ilícito do globo. Os principais compradores são colecionadores, zoológicos, indústrias de bolsas couro e 45 calçados e laboratórios farmacêuticos, este último, principalmente devido ao avanço da biotecnologia.
Outro assunto polêmico é a questão dos Organismos modificados geneticamente. No mundo todo é cada vez mais, utilizado as plantas modificadas geneticamente, conhecidas como OGM. Nelas são inseridos genes que induzem à produção de determinadas moléculas que podem servir como medicamento.
Os organismos geneticamente modificados (OGMs) são manipulados de modo a favorecer