Bionergetica/fotossintese
luz
Equação Geral: 6CO2 + 12H2O C6H12O6 + 6 O 2 + 6H2O Clorofila
1- INTRODUÇÃO:
É realizado no cloroplasto em células eucariotas. Esta organela possui um membrana dupla. A externa é lisa e responsável pelo controle entre o cloroplasto e o hialoplasma. A membrana interna apresenta dobras direcionadas para o interior em sentido longitudinal, constituindo estruturas denominadas lamelas.
Sobre as lamelas encontram-se pequenos discos semelhantes a CDs – os tilacóides.
Um conjunto de tilacóides sobrepostos, formando pilhas denominadas granun. Ao conjunto de granun temos o que chamamos de grana.
Entre os grana e a membrana do cloroplasto existe uma substância gelatinosa – o estroma. No estroma são encontrados proteínas importantes para o metabolismo. Também são encontrados ribossomos e ácidos nucléicos (DNA e RNA).
O aspecto verde dos vegetais é decorrente da grande presença de clorofila. A clorofila é encontrada em maior concentração nos tilacóides. Existem vários tipos de clorofila, contudo, a clorofila a é a mais comum e essencial para o processo fotossintético.
2- MECANISMO DE FOTOSSÍNTESE:
Consiste na conversão de gás carbônico e água em moléculas orgânicas (glicose).
Neste processo a energia luminosa absorvida pela clorofila é convertida em energia química.
Todo o processo é dividido em duas etapas:
Fase clara ou etapa fotoquímica
Fase escura ou fase química
Cabe ressalta que a fase escura da fotossíntese não necessita de ativação luminosa para desencadear, porém utiliza os produtos provenientes da fase clara.
2.1- FASE CLARA OU FOTOQUÍMICA:
Ocorre nas membranas dos tilacóides e envolvem dois fotossistemas denominados PSI e PSII. Os dois fotossistemas são diferenciados por utilizarem comprimentos de ondas diferentes absorvidos por formas distintas de clorofila a.
Assim podemos Ter: * P680 – clorofila que absorve em 680 nm * P700 –