Biomedicina
FAG Profª MSc. Luciana Ruggiero
Herança monogênica
• Conceito: Herança determinada por apenas um gene, apresentando genótipos e fenótipos característicos. • Localização: quando os genes se localizam em cromossomos autossomos é dita autossômica. Quando em cromossomos sexuais é dita herança ligada ao sexo.
HERANÇA MONOGÊNICA
• Genótipo: é a constituição genética do indivíduo. • Fenótipo: é a manifestação externa de seu genótipo. Gene + meio ambiente. • Locus ou loco: é a posição que o gene ocupa no cromossomo. Plural loci ou locos.
Herança monogênica: conceitos
Alelos: quando genes ocupam o mesmo loco em cromossomos homólogos. Alelos iguais: homozigoto. Alelos diferentes: heterozigoto. Dominante: é aquela característica que se expressa em dose simples. Recessiva: é aquela característica que se manifesta apenas em dose dupla, homozigose. Co-dominância: quando ambos os alelos se expressam no heterozigoto. Lei da segregação: organismo de reprodução sexuada possui genes que ocorrem aos pares e apenas um membro de cada par é transmitido para a prole. Lei da distribuição independente: genes de diferentes locos são transmitidos independentemente em proporções definidas sendo mais da metade autossômica dominante, mais de um terço autossômica recessiva e menos de 10% ligado ao sexo.
Características monogênicas humanas normais e anormais e tipos de herança características Tipos de herança
Bico de viúva Capacidade de enrolar a língua
AD AD
Cerume de ouvido (úmida, amarela e pegajosa)
Cerume de ouvido (seca, cinza, quebradiça) Covinha na face Covinha no queixo Hiperextensibilidade do polegar
AD
AR AD AD AD
Lóbulo da orelha livre Lóbulo da orelha aderido
Incapacidade de enrolar a língua Insensibilidade à feniltiocarbamida (FTP) Mecha Branca no cabelo
AD AR
AR AR AD
Presença de pêlos nos braços Sensibilidade gustativa à feniltiocarbamida
AD AD
Construção de genealogias ou heredogramas
•