biomedicina
Biomedicina B – Matutino
Indicadores de Mortalidade
Indicador de Mortalidade Geral (CMG): mede o risco de morte por todas as causas em uma população de um dado local e período.
n.º de óbitos em dado local e período x 103 população do mesmo local e período
Indicador de Mortalidade Infantil (CMI): mede o risco de morte para crianças menores de um ano de um dado local e período.
n.º de óbitos em menores de 1 ano em dado local e período x 103 n.º de nascidos vivos no mesmo local e período
Indicador de Mortalidade Infantil Precoce (CMIP ou Neonatal): mede o risco de morte para crianças menores de 28 dias em um dado local em um dado período.
n.º de óbitos em menores de 28 dias em dado local e período x 103 n.º de nascidos vivos no mesmo local e período Indicador de Mortalidade Infantil Tardia (CMIT ou Pós Neonatal): mede o risco de morte para crianças com idade entre 28 dias e 1 ano num dado local e num dado período.
n.º de óbitos entre 28 dias e menores de 1 ano em dado local e período x 103 n.º de nascidos vivos no mesmo local e período
Indicador de Mortalidade Materna (CMM): mede o risco de morte materna num dado local e num dado período.
n.º de mortes maternas em dado local e período x 105 n.º de nascidos vivos, no mesmo local e período Morte Materna: óbito de mulheres grávidas ou no período de 42 dias após a gravidez, independente da duração e localização da gravidez, por alguma causa relacionada ou agravada pela gravidez que não sejam causas acidentais ou incidentais.
Indicador de Mortalidade por Causa (CMC): mede o risco de morte por determinada causa, num dado local e período. No denominador deve constar a população exposta ao risco de morrer por esta mesma causa.
Doenças infecciosas e parasitárias (códigos A00-B99)
Neoplasias (códigos C00-D48)
Doenças do aparelho circulatório (códigos I00-I99)
Doenças do