biomedicina
A infecção urinária pode ocasionar alterações do fluxo urinário,anatômico e esse funcionamento são fatores importantes da infecção urinária,mas a patologia pode ser progredida para os rins,e existe alguns casos comprovados que a bactéria pode evoluir para a corrente sanguínea causando septicemia,com isso a infecção pode resultar na disseminação hematogênica para o rim assim o tecido renal sera o primeiro do trato urinário a ser infectado.
Para a confirmação da infecção urinária utiliza-se o exame de microscópio e a cultura de amostra do jato médio de urina confirmam a ITU,mas também pode ser utilizada a ultra-sonografia e ou a urografia excretora que sera necessária para identificar o local na mulher e recorrentes nos homens.
No controle e prevenção são necessários programas educativos que orientem a higiene perineal e atividade sexual, e também o uso criterioso de cateteres principalmente no cuidado e nas técnicas operatórias que miminizaram as infecções hospitalar.
Bibliografia:
W.John Spicer;Bacteriologia, Micologia e Parasitologia Clínicas; Um texto ilustrado em cores; Guanabara Koogan; Rio de Janeiro -RJ;2002;148-149.
Mims,Dockrell,Goering,Roitt,Wakelin,Zuckerman; Microbiologia