Biomassa Resumo
- O que é?
Biomassa é toda energia renovável oriunda de matéria orgânica vegetal ou animal, sendo que sua maior disponibilidade está na forma de vegetal, visto que as plantas realizam fotossíntese e se renovam rapidamente.
Algumas fontes de biomassa com potencial energético considerável são: madeira, resíduos municipais sólidos, resíduos agrícolas, resíduos da produção alimentar, resíduos animais, plantas aquáticas e algas.
As classes da biomassa são: biomassa sólida, líquida e gasosa.
Biomassa sólida é constituída de resíduos animais e vegetais da agricultura, resíduos biodegradáveis urbanos e industriais e resíduos florestais.
A biomassa líquida é representada por biocombustíveis, como o biodiesel (produzido por óleo de colza ou girassol), álcool ( obtido através da fermentação de celulose, amido e açúcar) e metanol (gerado pela síntese do gás natural) .
Biomassa gasosa é encontrada nos resíduos sólidos urbanos (resultados da degradação anaeróbia da matéria orgânica, compostos por gás carbônico e metano) e por efluentes agropecuários provenientes da agroindústria e do meio urbano. Para gerar energia, a biomassa gasosa é submetida à combustão.
- Como gera energia?
A biomassa é composta de diversos materiais, com diferentes propriedades e usos, assim sendo existem várias maneiras de transforma-la em energia. O principal uso dessa energia renovável é na produção de biocombustíveis (combustíveis produzidos a partir da biomassa); entre os biocombustíveis estão biodiesel e álcool e suas matérias primas podem ser milho, beterraba, cana-de-açúcar, semente de girassol, soja, madeira ou celulose.
O Brasil possui a vantagem de ter a cana-de-açúcar como principal matéria do etanol, visto que esta é mais produtiva e simples.
A forma mais conhecida e utilizada para transformar biomassa em etanol é por meio da fermentação. A fermentação possui vários processos, entre eles estão:
* Lavagem: a cana chega as usinas em sua forma pura, é colocada em uma