Biomas L Nticos
511 palavras
3 páginas
Biomas lênticos:Os lagos são mais profundos e têm maior área que as lagoas. Vários fatores podem levar à formação dessas águas paradas. Uma lagoa pode se formar quando um canal se enche de água, ou em áreas de antigos cursos d'água, ou ainda, um canal de água pode sair à superfície em uma região de terreno que possua uma depressão. Uma geleira também pode derreter-se e criar uma depressão. Finalmente, o homem pode criar uma região com água parada
Biomas lóticos:
Os cursos d'água (rios e correntezas), desde a nascente até a foz, apresentam-se de formas muito diferentes. Na região inicial as águas são mais velozes e os leitos pouco profundos. No curso final as águas são mais lentas e os leitos menos profundos.
Na parte inicial há grande concentração de algas responsáveis pela fotossíntese e que absorvem os nutrientes provenientes de resíduos como pedaços de madeira, folhas, restos de seres vivos, etc. vindos da terra. As algas são consumidas por microrganismos. Muitos insetos de água doce passam a maior parte de suas vidas como larvas, na água. Alguns peixes que vivem nos rios reproduzem-se no mar (salmonete e enguias)
Alagados de água doce:
Explore os alagados de água doce - pântanos e brejos - e a grande variedade de formas de vida que eles abrigam. Então examine os aspectos climáticos e o efeito das mudanças de estação que dão as características desse ecossistema, assim como os e feitos das atividades humanas sobre as plantas e animais que dependem desses ecossistemas para viver.
Estuário
Os estuários estão cercados de terras úmidas ou terrenos alagadiços, em alguns casos com árvores com raízes aéreas(para facilitar a respiração). As ondas formadas pelo movimento proporcionado pelo vento fazem com que as águas salgadas e água doce se misturem, aumentando a produtividade em função da circulação que ocorre de nutrientes,plâncton e larvas. Esse ecossistema tem uma produtividade maior no verão e primavera.
Nos estuários considerados rasos onde a profundidade