BIOMAS CERRADOS
Localização- O Cerrado abrange os estados da região Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal), além do sul do Pará e Maranhão, interior do Tocantins, oeste da Bahia e Minas Gerais, bem como o norte de São Paulo.
Principais características do clima do Cerrado
Tipo de Clima-No Cerrado brasileiro o clima predominante é o Tropical Sazonal de inverno seco.
Temperaturas- A temperatura média anual é de 24ºC. Na primavera e no verão a temperatura pode chegar aos 40ºC e nos meses de inverno (junho, julho e agosto) ficam em torno de 12ºC, sendo que podem chegar até a 0ºC. Nestes dias mais frios pode ocorrer a presença de geadas, principalmente na região sul do Cerrado.
Índice Pluviométrico (chuvas) e umidade- A média de chuvas anual fica em torno de 1.300 a 1.700 mm. Grande parte da chuva concentra-se nos meses de outubro a março (nas estações da primavera e verão). Entre maio e setembro ocorre a estação seca, período em que as chuvas são raras, podendo ocorrer estiagem. Entre os meses de julho a agosto a umidade do ar cai muito (tempo seco), podendo ficar entre 15% e 30%. Este clima seco é um problema para a vegetação do cerrado, pois favorece o surgimento de incêndios.
Ventos- Na região do Cerrado não costuma ventar muito. Em grande parte dos dias do ano, o vento é calmo (abaixo de 7 km/h) e o ar fica praticamente parado. São raros os dias com ventos fortes e constantes. No mês de agosto costuma ocorrer ventos mais fortes do que a média anual.
Tipos- O cerrado é uma savana tropical, a mais rica do planeta em biodiversidade. Caracteriza-se pela grande variedade fitofisionomia, onde também se podem encontrar formações pertencentes a outros biomas. A diversidade de fisionomias do cerrado é determinada pelos tipos de solo (mais pobres ou menos pobres), pela irregularidade dos regimes e características dos incêndios naturais de cada local e pela ação humana.
Ao percorrer certas áreas de cerrado, em poucos