biomas brasileiros
Mata dos cocais
É um tipo de vegetação brasileira que ocorre entre a região Norte e Nordeste do Brasil, região denominada de meio-norte. Corresponde a uma área de transição envolvendo vários estados e vegetações distintas. Na região onde se encontra o meio-norte é possível identificar climas totalmente diferentes, como equatorial superúmido e semiárido.
Características da Vegetação
As vegetações típicas da mata dos cocais são: babaçu (em maior quantidade), carnaúba, oiticica e buriti. No extrato mais baixo da mata, encontramos diversas espécies de arbustos de pequeno porte. As folhas das palmáceas caracterizam-se por serem grandes e finas.
Nas áreas mais úmidas do meio-norte, que se encontram no Maranhão, norte de Tocantins e oeste do Piauí, ocorre o desenvolvimento de uma espécie de coqueiro ou palmeira chamada de babaçu. Essa planta possui uma altura que oscila entre 15 e 20 metros. O babaçu produz amêndoas que são retiradas de cachos de coquinhos do qual é extraído um óleo com uso difundido na indústria de cosméticos e alimentos. Nas regiões mais secas do meio-norte, que se estabelecem no leste do Piauí, e nas áreas litorâneas do Ceará desenvolve outra característica vegetal, a carnaúba. Carnaúba é uma árvore endêmica que pode alcançar aproximadamente 20 metros de altura, das folhagens se extrai a cera e a partir dessa matéria-prima são fabricados lubrificantes, a cera também é usada em perfumarias, na confecção de plásticos e adesivos.
Características da Fauna A fauna é muito diversificada, tendo, porém poucos mamíferos de grande porte. Ao nível do solo há poucos animais (roedores, gambás, lagartos, cobras), vivendo a maioria nas copas das árvores: aves, macacos, insetos, etc. nas águas dos rios podem ser encontrados o boto, a ariranha e o acará-bandeira. Como “mascote” tem o lobo guará, que está em extinção. Aves diversas, como o gavião rei, são abundantes na mata dos