Biomas Brasileiros Caatinga 1
CAATINGA
Integrantes: Abda, Alline, Josiane
LOCALIZAÇÃO
A Caatinga é o bioma pertencente ao Nordeste brasileiro.
Ao todo são 826.411 km², o que representa 10% do território nacional e 70% da região nordeste.
Seu patrimônio biológico é único, não sendo encontrado em nenhuma outra região do planeta.
Distribuída por 9 estados da federação: Piauí, Ceará,
Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe,
Pernambuco, Bahia e norte de Minas Gerais, a
Caatinga está sob a influência do clima semiárido, que possui precipitação média de 800 mm por ano, concentrada em 3 a 5 meses do ano (chamada de estação chuvosa), ficando o restante dos meses sem chuvas (período seco). A temperatura é elevada variando entre 25 a 30°C, em média.
A maioria dos rios é intermitente, ou seja, só possuem água corrente no período das chuvas, tendo seu curso interrompido durante a seca.
CLIMA
Enquanto que as médias mensais de temperatura variam pouco na região, sendo mais afetadas pela altitude que por variações em insolação, as variações diárias de temperatura e umidade são bastante pronunciadas, tanto nas áreas de planície como nas regiões mais altas do planalto.
No planalto, os afloramentos rochosos mais expostos, sujeitos à ação dos ventos e outros fatores, podem experimentar temperaturas muito baixas e próximas ou abaixo de zero grau durante as noites mais frias do ano, enquanto que a temperatura pode ser bastante elevada durante os dias quentes e ensolarados do verão. Esta grande variação local de temperatura e umidade durante o dia influencia bastante a vegetação destas áreas, e é um forte fator a determinar sua composição.
FAUNA
Preá (cavia aperea), Soin, corrupião, onça-parda, tamanduámirim e asa-branca, são alguns dos animais que vivem na
Caatinga. Mas a fauna é muito mais abrangente: já foram registradas 148 espécies de mamíferos, 510 de aves, 154 de répteis e anfíbios e 240 de peixes, que são conhecidas até hoje no bioma.
A singularidade da