Bioma costeiro
A costa brasileira tem 8.500 km de extensão. Na Costa Brasileira ocorrem diversos tipos de habitats, formando uma enorme diversidade de ecossistemas. Além das praias arenosas amplamente utilizadas pelo turismo, Manguezais, restingas, dunas, praias, ilhas, costões rochosos, baías, brejos, recifes de corais e outros ambientes importantes exemplificam a diversidade de ecossistemas que podemos encontrar. A grande riqueza genética dos ecossistemas marinhos brasileiros representa imenso potencial pesqueiro, biotecnológico, mineral e energético. Estes recursos não devem ser desperdiçados através da degradação ambiental e da exploração excessiva a ponto de comprometer a sustentabilidade a média e em longo prazo. Atualmente várias unidades de conservação foram estabelecidas no litoral e ajudam na preservação da biodiversidade marinha.
Algumas regiões da costa brasileira apresentam, segundo o IBGE, características mais marcantes. O litoral amazônico possui grandes manguezais, dunas e praias. Aí há uma grande variedade de crustáceos, peixes e aves. O litoral do nordeste possui recifes, dunas, manguezais, restingas e matas. O litoral do sudeste, com várias baías e pequenas enseadas, possui recifes e especialmente a mata de restinga. O litoral sul, por sua vez, possui muitos manguezais e é especialmente rico em aves.
Manguezais
Os manguezais apresentam-se como um dos mais importantes, estando presentes em 30% da costa brasileira, estão em áreas de transição entre o ambiente terrestre e o marinho. São comuns em estuários, enseadas e em lagunas de água salgada. O solo dos manguezais é lodoso, negro e profundo e fica constantemente inundado. Nele está uma rica camada de matéria orgânica, que é decomposta por microorganismos e, assim, pode voltar ao meio na forma de nutrientes.
Uma vegetação densa e intrincada caracteriza os manguezais. Normalmente são árvores de raízes aéreas, isto é, que se desenvolvem a partir do caule. No caso das árvores dos