Bioma Cerrado
O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, sendo superado em área apenas pela Amazônia. Ocupa 23,9% do território nacional.
O Cerrado possui área aproximada de 2.036.448 Km².
A vegetação de cerrado, principalmente nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins, oeste de Minas Gerais e sul do Maranhão e Piauí. Figura – Mapa de Biomas do Brasil
Fonte: Adaptação de IBGE/MMA, Mapa de Biomas do Brasil - Primeira Aproximação, 2004
2. Características do Cerrado
O Cerrado é formação tropical constituída por vegetações rasteira, arbustiva e árvores formadas, principalmente, por gramíneas coexistentes com árvores e arbustos esparsos, sobre um solo ácido e relevo suave ondulado, recortada por uma intensa malha hídrica.
O número de plantas vasculares somam mais de 7.000 espécies. o Cerrado é a mais diversificada savana tropical do mundo. Entre as espécies vegetais que caracterizam o Cerrado estão o barbatimão, o pau-santo, a gabiroba, o pequizeiro, o araçá, a sucupira, o pau-terra, a catuaba e o indaiá. Debaixo dessas árvores crescem diferentes tipos de capim, como o capim-flecha.
3. Divisões do Cerrado
Divisões do Cerrado.
O Cerrado possui variações em suas características, sendo perceptíveis pelas suas fisionomias.
O Cerrado pode ser dividido em quatro grandes grupos que são as Formações Florestais, Formações Savânicas sentido restrito, Formações Campestres e Formações Savânicas,
1.2.1 Formações Florestais
As formações florestais do Cerrado englobam os tipos de vegetação com predominância de espécies arbóreas e formação de dossel subdividido em:
a) Mata Ciliar:
b) Mata de Galeria:
c) Mata Seca:
d) Cerradão:
1.2.2 Formações Savânicas Restritivo
As Formações Savânicas (Cerrado sentido restritivo) apresentam 4 subdivisões do Cerrado segundo a densidade arbóreo- arbustiva ou em função do ambiente em que se encontram:
a) Cerrado Denso
b) Cerrado Típico
c) Cerrado Ralo.
d) Cerrado