Bioma Caatinga
Bruno Massara Rocha
Este texto foi produzido utilizando referências o livro "Tecnologia e Arquitetura", organizado por Lúcia Mascaró pela editora Nobel de São Paulo. O artigo analisado é de Nelson Solano Vianna. Neste artigo, o autor aponta para pontos de relações mais amplas entre a arquitetura e tecnologia, afirmando seguidamente que deve-se estabelecer uma relação próxima entre as condições sociais e o momento histórico em questão para contextualizar quaisquer análises. Comenta sobre a impossilidade de desassociar o desenvolvimento científico e tecnológico dos fatores econômicos, sociais, culturais e políticos que, com a Revolução Industrial, adquirem ainda maior importância. Muitas outros aspectos e conceitos também estão diretamente amalgamados ao desenvolvimento tecnológico ou à sua ausência tais como:
> o graus desenvolvimento da ciência e das técnicas, notadamente o tipo de sistema produtivo;
> o nível de desenvolvimento tecnológico aplicado e grau de desenvolvimento da sociedade brasileira, relevando o tipo de sistema econômico, a disponibilidade de recursos energéticos, etc.
Considerando estas implicações entre outras, torna-se possível pensar quais os reflexos da tecnologia no contexto urbano e habitacional e então refletir sobre o tipo de arquitetura mais coerente com todo este sistema.
Vários outros autores são citados para aprofundar nas definições de tecnologia: Willian Ogburn, que considera-a "um dos 3 ambientes que circundam o homem: natural, social, tecnológico e as relações de interdependência entre eles, bem como as alterações e transformações relacionais"; numa visão mais tecnicista Eduardo Vittoria define tecnologia como uma "ciência puramente descritiva, de aplicações práticas, e que pode assumir aspectos metodológicos que estabelecem condições de possibilidade". Além disso, a tecnologia seria "intermediária entre a ciência e a industria, baseada no estudo de procedimentos mecânicos e um meio para